Recolher informações para construir um produto melhor
Reunir muitas informações valiosas, de uma forma eficiente e num curto período de tempo é o principal objectivo dos workshops colaborativos. São desenhados para reunir diferentes perspectivas, quer dos stakeholders, dos utilizadores ou de ambos. Cada workshop deve ter um objectivo e propósito bem definido. A sua estrutura pode ser bastante flexível e deve ser adaptada para atender às necessidades e exigências do projecto.
Podem ser usados para:
- Entender os requisitos, conhecendo o negócio e os seus objectivos.
- Ajudar os stakeholders a pensar como e empatizar com os seus utilizadores.
- Compreender melhor as necessidades dos stakeholders e utilizadores.
- Reunir informação mais aprofundada sobre o tema.
- Melhorar a comunicação entre stakeholders.
- Trazer clareza e alinhar verdadeiramente as equipas.
- Desenvolver ideias e soluções.
- Analisar informações.
Durante o workshop é importante que os participantes se sintam confortáveis em partilhar a sua opinião e discutir diferentes pontos de vista. Uma das melhores formas de garantir que a conversa flui é incentivar a que as pessoas saiam das suas cadeiras. O facilitador entrega post-its e canetas e encoraja as pessoas a escrevinhar as suas ideias e colá-las na parede. Outros adereços e materiais podem também ser usados. Normalmente, envolvem também uma série de jogos e exercícios para extrair e prioritizar informação, de forma divertida e agradável.
Os workshops alcançam geralmente muito mais do que uma típica reunião e não são particularmente caros de realizar.
Workshop com stakeholders
Normalmente, os stakeholders não têm muito tempo livre, então os workshops são uma óptima forma de tirar partido do curto tempo que possam ter nas suas agendas e envolvê-los no processo de investigação e design.
Ao juntar pessoas que representam diferentes equipas envolvidas no projecto, obtemos perspectivas distintas de toda a organização, incluindo objectivos e expectativas pessoais e de departamento. O objectivo do workshop pode ser, por exemplo, perceber as necessidades dos clientes e o que se espera do projecto ou tirar partido do conhecimento do cliente para extrair informação sobre o público-alvo, caminhos típicos do utilizador e pontos problemáticos.
Workshop com utilizadores
Os workshops de utilizadores consistem em juntar um grupo de utilizadores para falarem sobre as suas opiniões, comportamentos e sentimentos. Apesar de se basearem no que as pessoas dizem que fazem, em vez de mostrarem o que fazem, podem mesmo assim fornecer informações valiosas no início de um projecto que ajudam a guiar futuros esforços de investigação.
Para assegurar a presença da representatividade certa e que os resultados desejados são alcançados, deverá envolver algum tempo na selecção e criação de perfis dos utilizadores.
Reunir utilizadores e stakeholders
Se estamos a desenhar ou redesenhar um produto ou serviço porque não juntar as duas partes que mais beneficiarão de uma solução bem desenvolvida - aqueles que o oferecem e os que o usam?
Por vezes o que o utilizador precisa e o que a organização pensa que eles precisam pode ser bastante diferente. Os exercícios e dinâmicas de grupo certas podem levar a descobertas interessantes que não conseguimos obter com outros métodos de investigação.
Ao conduzir workshops e actividades criativas com stakeholders e utilizadores, podemos criar uma lista de requisitos de projecto que representa verdadeiramente o que os consumidores desejam.
Não tem muito tempo para reunir informações valiosas?
A Xperienz modera workshops colaborativos com stakeholders, utilizadores ou ambos adaptados aos objectivos e requisitos do projecto. De forma eficiente e em pouco tempo reuniremos a informação necessária para informar o (re)design de melhores produtos e serviços.
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