Todos os Serviços

Serviços de Investigação

Investigação Remota

Obter informações dos utilizadores onde quer que estejam

A investigação remota é qualquer estudo de investigação no qual o participante e o facilitador estejam em duas localizações físicas distintas. Não interagem pessoalmente, mas num cenário online. É normalmente conduzida através de um computador ou um telefone, permitindo que o investigador veja e ouça (usando software de partilha de ecrã, por exemplo) exactamente o que o participante vê ou ouve.

A investigação remota ajudará a obter dados valiosos para tomar decisões informadas sobre um produto ou serviço. É ideal para obter informações sobre utilizadores que possam estar localizados em qualquer parte do mundo.

Quando optar por investigação remota?

Para escolher a melhor metodologia de investigação para um estudo, é importante ter em conta três aspectos principais:

  • Público-alvo

    Devemos considerar se o público-alvo do estudo está confortável com a tecnologia. Testar com pessoas jovens funciona bem porque geralmente estão à vontade com reuniões online e partilhas de ecrã. Por outro lado, se o estudo envolver pessoas mais velhas pode tornar-se complicado configurar o teste remoto, pois tendem a ter um conhecimento de informática mais reduzido.

  • Orçamento

    A investigação remota é normalmente mais económica, uma vez que não implica custos com viagens ou aluguer de instalações, e quando é necessário realizar várias rondas de testes.

  • Objectivos da investigação

    O método deve depender sempre dos objectivos finais da investigação. 

Tipos de investigação remota

Questionários

São uma ferramenta flexível que pode ser utilizada para responder a uma variedade de questões de investigação em qualquer momento do processo de desenvolvimento do produto. Pode ser usada para recolher dados qualitativos de um grupo pequeno de participantes ou dados quantitativos de uma amostra maior para serem analisados estatisticamente.

Entrevistas remotas

O investigador fala com os utilizadores sobre o que pensam sobre um certo assunto e para compreender os seus comportamentos e práticas. Podem realizar-se apenas usando um telefone. Contudo, podem ser bem mais ricas se incluirem também vídeo. Tal permite que o investigador tenha uma maior conexão com o participante e que tenha também em conta as expressões faciais.

Testes de usabilidade remotos moderados

O facilitador pode observar os utilizadores a realizarem as tarefas no seu próprio computador e no conforto das suas casas. Quando se investiga sobre um website, uma aplicação web ou um software em vez de falar apenas sobre a experiência, o facilitador pode seguir a navegação online do participante e colocar perguntas durante o teste.

Testes de usabilidade remotos não moderados

Não existe interacção em tempo real entre os participantes e o investigador. Os participantes utilizam ferramentas e serviços online para completar tarefas e eventualmente responder a algumas questões incluídas no estudo. A investigação não moderada pode ser usada para reunir dados de desempenho de um grande número de participantes num conjunto específico de tarefas.

Investigação remota internacional

Ao desenvolver um produto ou serviço que irá ser lançado em vários países poderá ser útil ter em conta as suas realidades culturais. Testar remotamente pode tornar mais fácil a recolha de opiniões e experiências de um público alargado e diverso e é também uma óptima solução para equipas com orçamentos limitados que não conseguem comportar os custos com viagens e alojamento.

Vantagens de realizar investigação remota:

  • Participantes mais à vontade e honestos

    Os participantes poderão sentir-se mais relaxados no seu ambiente habitual e serem potencialmente mais honestos sobre a experiência.

  • Mais fácil testar produtos com utilizadores geograficamente dispersos

    Os participantes podem ser recrutados por todo o país, em vez de apenas numa só cidade, ou até em vários países.

  • Recrutamento mais rápido e económico

    O recrutamento pode ser mais rápido e barato uma vez que os participantes não necessitarão de deslocar-se às instalações de investigação.

  • Mais fácil chegar a grupos de utilizadores específicos

    Participantes com uma função específica ou experiência especializadas, por exemplo.

  • Permite um maior número de observadores

    Os stakeholders do projecto como programadores, gestores de projecto e marketers podem observar as sessões de teste remotamente.

  • Participantes usam o seu próprio equipamento

    Os participantes podem usar o hardware e software que utilizam normalmente no seu dia-a-dia.

  • Obter feedback de um público diverso

    Abordagem rápida e flexível para reunir feedback de um público variado.

  • Económico e rápido

    É uma óptima solução para equipas com um orçamento limitado e com constrangimentos de tempo. Com as configurações técnicas certas pode ser mais eficiente e acessível.

  • Gravação das sessões

    Possibilidade de gravar as sessões para apoiar a posterior análise.

A planear um projecto de investigação remota?

Usando software de gravação de ecrã e voz, a Xperienz realiza entrevistas remotas em Portugal ou em qualquer local do mundo. Podemos moderar as sessões, desenvolver testes não moderados e criar questionários eficientes. Recrutamos os utilizadores para corresponder à sua amostra, colocamos as questões certas, analisamos e avaliamos as descobertas, e propomos um plano de acção para melhorar o seu produto.

Fale Connosco