Observar os utilizadores no seu próprio ambiente
A maior parte das vezes as pessoas usam os produtos ou serviços de uma forma que nem se apercebem. A investigação etnográfica foca-se exactamente em identificar e compreender como os utilizadores interagem com um produto ou serviço no seu ambiente normal de trabalho, casa ou lazer. Procura identificar desafios e barreiras que encontram e como afectam diferentes utilizadores.
A etnografia contribui para que o designer tenha um conhecimento mais profundo do problema de design e consequentemente desenhe uma melhor solução.
Conduzir este tipo de investigação faz mais sentido no início de um projeto de forma a suportar futuras decisões de design e pode variar na forma como o investigador interage ou não com os utilizadores:
Shadowing · Ver o que os utilizadores vêem
Estes estudos são baseados na observação passiva, como se o investigador fosse uma “mosca”, e age como a sombra do utilizador ou utilizadores enquanto estes desempenham as funções relacionadas com o serviço. Não é suposto interferirem com o utilizador pois isso poderá influenciar a forma como se comportam em determinada circunstância. Contudo, o investigador pode colocar questões para clarificar e solicitar ao participante que vá comentando as suas acções e escolhas. Isto permite perceber os comportamentos existentes para que o designer possa adaptar o design a esses comportamentos.
Pode ser conduzida durante qualquer período de tempo, desde um curto período a vários dias ou semanas, dependendo do que o observador quer aprender.
Entrevistas contextuais · Ver o que os utilizadores vêem (e questioná-los)
O investigador interage com os utilizadores enquanto os observa a trabalhar nos seus próprios ambientes, e coloca questões para obter mais informações sobre o contexto de uso.
Este método é geralmente mais útil no início do processo de design para obter informações sobre as práticas de trabalho do utilizador, o seu ambiente social, técnico e físico, bem como as ferramentas que usam.
Pode ajudar a definir requisitos, melhorar um processo, aprender o que é importante para os utilizadores e, ultimamente, optimizar o design geral de um serviço.
Quer perceber como os utilizadores interagem com o seu produto?
A Xperienz conduzirá estudos de investigação etnográfica para descobrir como as pessoas usam o seu produto ou serviço no seu ambiente, identificar desafios e necessidades para apoiar o (re)desenho de uma melhor experiência de utilizador. Podemos conduzir investigação em qualquer sítio de Portugal e no mundo.
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