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Questionários

Colocar as questões certas para obter dados úteis

Um questionário é um método de investigação quantitativo que consiste num conjunto de questões usadas para reunir informação de uma amostra representativa do público-alvo. Pode ser usado para avaliar as suas preferências, atitudes, características e opiniões sobre um tópico específico.

Os questionários podem ser conduzidos a qualquer altura do processo de desenvolvimento. Podem ser uma ferramenta bastante útil para fornecer informações para o processo de design pois ajudam a definir e compreender os clientes ou utilizadores de um produto ou serviço. Podem também ajudar a mitigar o risco de desenhar uma má solução para os utilizadores.

Criar um questionário eficaz

Para começar a construir o questionário deve haver uma compreensão clara das necessidades e da informação necessária para atingir os objectivos do projecto. Depois, com base na informação que precisa de ser reunida, é definido um conjunto de perguntas. Questões relevantes e um bom design do questionário são cruciais para obter dados de qualidade e assegurar que os participantes não desistem.

Como escrever boas perguntas?
  • As perguntas devem ser relevantes para o objectivo do estudo.
  • As perguntas devem ser concretas, pouco ambíguas e claras, pois não há oportunidade dos participantes as clarificarem.
  • A linguagem usada deve ser de fácil compreensão por todos, sendo que palavras que não são amplamente conhecidas devem ser evitadas.
  • Se for mesmo necessário mencionar um termo técnico, então deve ser clarificado.
  • Preconceitos e perguntas demasiado pessoais devem ser completamente evitados.
  • As frases não devem ser demasiado longas.
  • Cada questão deve transmitir uma única ideia porque se transmitir duas ideias é possível que a pessoa tenha uma opinião diferente sobre cada uma. Por exemplo, em vez de perguntar “Gosta de ananás e morangos? Sim/Não” deverá ser “Gosta de ananás? Sim/Não. E de morangos? Sim/Não”.
  • O questionário deve começar com uma questão fácil, deixando as mais difíceis para o final pois são mais propícias a desmotivar os participantes e eventualmente fazê-los abandonar o preenchimento do questionário.
  • O questionário não deve misturar dois tópicos diferentes.

Os questionários mais eficazes e envolventes são curtos, focados num único tópico e contêm uma mistura de perguntas abertas e fechadas. Enquanto as perguntas fechadas (escalas de classificação, escolha múltipla, etc.) são boas para obter proporções de feedback e prioridade, as perguntas abertas (campos de texto abertos) podem fornecer mais contexto sobre o que está a direccionar o feedback. Contudo, as perguntas abertas devem ser restringidas ao mínimo e usadas apenas para comentários, pois são mais difíceis de avaliar quantitativamente.

Definir a amostra certa

Os questionários são uma forma económica e eficaz de compreender um tópico, se forem preenchidos pelas pessoas certas. Por exemplo, se queremos saber mais sobre o uso de um certo produto, iremos querer que utilizadores reais desse produto respondam às questões. Para ter a certeza que o questionário não chega ao público errado, podemos definir algumas questões que servirão de triagem. Isto garantirá que obtemos os dados certos das pessoas certas.

Para além de escolher a amostra certa, é também importante definir o tamanho da amostra. Em estudos comportamentais o ideal é serem entre 50 a 150 participantes e para obter relevância estatística o questionário deverá ser respondido por mais de 80 pessoas.

Garantir que o questionário chega ao sítio certo  

Antes de distribuir o questionário é uma boa ideia conduzir um teste piloto para validar a estrutura das perguntas e detectar possíveis erros. Deverá ser realizado no mesmo contexto de preenchimento real e idealmente por 2 ou 3 pessoas que correspondam ao perfil recrutado. Se forem identificados muitos erros durante o teste piloto, então deverão ser corrigidos e realizado um novo teste.

Enviar o questionário ao público

A distribuição do questionário pode ser feita pessoalmente ou electronicamente através de uma ferramenta de questionários, e-mail ou telefone. O título ou assunto deverá ser chamativo e ajuda se for possível oferecer algum tipo de compensação por responder ao questionário (como um cartão-oferta ou um código de desconto). É também importante incluir uma pequena descrição do tópico e o tempo aproximado necessário para completá-lo.

Quer recolher dados quantitativos dos seus utilizadores?

A Xperienz entenderá as necessidades e objectivos do projecto para definir as perguntas apropriadas e a amostra certa, conduzirá um teste piloto para validar o questionário e enviá-lo-á através do melhor meio. No final, analisaremos os todos os dados para informar futuras decisões no projecto.

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