Planear e gerir conteúdo para atingir objectivos de negócio
O conteúdo é a principal razão pela qual as pessoas vão a um website. Contudo, é muitas vezes esquecido. Até mesmo um website com conteúdo cuidadosamente escrito pode rapidamente perder qualidade se não tiver uma estratégia de conteúdo bem definida.
O conteúdo está em todo o lado e assume diversas formas - anúncios, artigos, imagens, infografias, vídeos, artigos em blogs, páginas web e mais. Mas sobre o que devemos escrever? Qual é o objectivo? Deve ter um tom mais casual ou formal? Para quem estamos a escrever?
A estratégia de conteúdo planeia conteúdo valioso, localizável e significativo. Uma estratégia de conteúdo descreve a mensagem da marca e aborda o objectivo da organização, quer seja diferenciar-se da concorrência ou tornar a marca mais acessível, por exemplo. Define a estrutura que guia a criação, distribuição e gestão de conteúdo que ajuda a atingir um objectivo de negócio específico.
O objectivo principal é criar uma mensagem, voz e estilo consistentes para que o conteúdo criado pelas equipas transmita os mesmos objectivos de negócio, cumpra o propósito e chegue ao público certo.
O que implica uma estratégia de conteúdo?
- Definir o tom e a voz do conteúdo, de acordo com o público relevante da marca.
- Determinar como se prioriza, organiza e avalia o conteúdo.
- Gerir os papéis, tarefas, processos e ferramentas necessárias para criar, editar, manter e alcançar conteúdo, e garantir que aparece ao público certo na altura certa.
- Decidir as políticas, padrões e directrizes que devem ser seguidos pela equipa.
- Compreender os requisitos do negócio e ajudar a identificar problemas que beneficiariam de uma solução de conteúdo.
Governação de conteúdo
A governação de conteúdo consiste tanto na gestão detalhada diária da entrega de conteúdo, como na sua gestão a longo prazo. Fornece aos criadores de conteúdo a mesma estrutura e directrizes para assegurar que a mensagem transmitida é consistente.
Uma boa governação de conteúdo:
- Determina prioridades.
- Define directrizes, standards, políticas, procedimentos e ferramentas detalhados sobre como o conteúdo deve parecer, comportar-se e interagir com os utilizadores.
- Atribui propriedade e funções de conteúdo a pessoas dentro da organização.
Planear uma estrutra de conteúdo
As organizações precisam de acompanhar a crescente demanda para mais e mais conteúdo enquanto tornam o seu conteúdo relevante para as necessidades do seu público-alvo. Por isso, é importante estruturar o conteúdo de forma a que possa assumir diferentes formas no site.
Conteúdo modular
Analisando a estrutura e o propósito do conteúdo, é possível decompô-lo em componentes modulares que podem ser apresentados em qualquer dispositivo e facilmente modificados para públicos e propósitos específicos.
Módulos partilhados e reutilizáveis podem também melhorar a qualidade e consistência do conteúdo.
Precisa de ajuda a planear e gerir o seu conteúdo?
Se o seu conteúdo está desorganizado, com falta de uma voz clara e constantemente a confundir os utilizadores, então a Xperienz pode ajudá-lo a planear e implementar uma estratégia de conteúdo. Desenvolvemos uma estratégia adaptada aos interesses dos seus utilizadores, assegurando que o seu negócio cumpre os objectivos e se mantém competitivo.
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