Tomar as decisões certas com um olho no futuro
Design estratégico é o uso de princípios e práticas de design orientados para o futuro para tornar as organizações mais inovadoras e competitivas.
Consiste num processo de planeamento integrado que examina as relações entre como o design e os negócios se podem complementar. Em vez de adoptar uma abordagem tradicional de design focada na estética e em desenhar soluções sem investigar questões relativas ao contexto, o design estratégico adopta uma abordagem focada na aprendizagem e descoberta. As decisões são tomadas com base em factos reais, adquirindo um conhecimento profundo da indústria do cliente, concorrência, objectivos e oportunidades para determinar o que é apropriado, atingível e faz sentido.
Uma estratégia de design deve focar-se em:
- Identificar oportunidades de acção.
- Identificar problemas existentes e redefinir a forma como são abordados.
- Ajudar a desenvolver soluções mais completas e resilientes.
- Atender às necessidades dos clientes que ainda não foram satisfeitas.
- Mudanças nos comportamentos e atitudes dos clientes.
- Ideias e tendências emergentes.
- Oportunidades para diferenciar da concorrência.
- Benefícios e sucessos actuais que possam ser aproveitados.
Um ponto de partida para o design estratégico é compreender o contexto - mercado, tendências, parceiros, stakeholders internos e externos - e o seu comportamento, motivações, valores e necessidades. Vários métodos de investigação podem ser usados para reunir informações em tempo real de fontes dentro da organização ou em campo.
Resolução de problemas complexos
Vivemos num tempo de desafios complexos, particulares e interdependentes que requerem que as organizações trabalhem na intercessão de diferentes áreas de conhecimento. Os métodos tradicionais não são suficientes para resolver esses problemas.
O design estratégico pode ajudar as organizações a resolver os problemas de hoje, a navegar pela incerteza crescente e a tomar boas decisões sobre o seu futuro. Tal é alcançado mudando de uma mentalidade de negócios tradicional para uma tomada de decisões orientada para o futuro.
Benefícios do design estratégico
-
Redução de esforços duplicados e soluções valiosas
Ao colaborar entre silos e trabalhar em iterações rápidas, os resultados mais eficazes, reduzindo esforços duplicados e direcionando soluções para oferecerem valor real.
-
Toda a equipa focada no objectivo final
Envolver, alinhar e coordenar as pessoas com diferentes objectivos, prioridades e visões em direcção ao mesmo objectivo.
-
Soluções rápidas e completas
Permitir um conjunto mais amplo de questões e desenvolver soluções mais completas que têm em conta todos os aspectos de um problema.
-
Decisões orientadas para o futuro
Tomar decisões informadas sobre o futuro do negócio.
-
Enquadramento adequado de problemas
Enquadrar os problemas correctamente desde o início.
Quer tomar decisões informadas a pensar no futuro?
A Xperienz mergulhará a fundo no seu negócio, utilizadores e indústria para definir uma estratégia de futuro, garantir que a sua organização desenvolve soluções pioneiras e se mantém inovadora e à frente da concorrência.
Fale Connosco