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Nearshoring
Actualmente, muitas organizações já não se limitam à cidade, país ou até à parte do mundo onde estão sediadas. Frequentemente decidem transferir uma ou mais das suas operações (desenvolvimento de software, apoio ao cliente, recursos humanos, por exemplo) para um país diferente. A isso designa-se de outsourcing.
Enquanto que há alguns anos, as organizações recorriam ao offshoring principalmente para reduzir custos, ultimamente tem-se tornado menos lucrativo implementar serviços de offshoring. O nearshoring está a começar a ser visto como uma opção estrategicamente benéfica para melhorar os custos e gestão dos projectos. Os parceiros de nearshoring fornecem muitas vezes melhores serviços e existem menos riscos associados e incertezas envolvidas quando comparando com um parceiro de offshoring.
Near / Off / On / Far + shoring
Outsourcing refere-se ao processo de contratar uma entidade exterior à organização para uma tarefa que costumava ser, ou poderia ser desempenhada por um funcionário ou equipa dentro da organização. Dependendo se uma organização opta pelo outsourcing para um país distante ou mais próximo, este pode ter uma designação diferente - onshoring, offshoring, farshoring e nearshoring.
Onshoring é quando o outsourcing ocorre dentro do mesmo país. Offshoring é quando o outsourcing ocorre além das fronteiras nacionais. As empresas optam pelo offshoring das suas actividades operativas porque normalmente é mais barato do que trabalhar com empresas do próprio mercado ou de países próximos.
Apesar da vantagem atractiva de minimizar despesas, o offshoring tem também as suas desvantagens. As longas horas de viagem até às localizações offshore, a dificuldade em manter o contacto regular em diferentes fusos horários, as grandes discrepâncias culturais e barreiras linguísticas, as questões legais e de impostos que podem ser grandes desafios, acabam por influenciar as relações empresariais e a eficiência do trabalho.
Essas desvantagens fazem com as organizações prefiram transferir o trabalho para empresas que são, mesmo assim, menos dispendiosas (quando comparando com o mercado local) e geograficamente mais próximas - nearshoring.
Nearshoring é uma opção para empresas que procuram uma colaboração constante e em tempo real com a sua equipa. Ao transferir uma ou mais das suas operações para um país próximo, as organizações irão maximizar os lucros e minimizar despesas.
Benefícios do nearshoring
Maior proximidade geográfica - As despesas de viagem serão significativamente menores quando comparando com a visita a uma localização offshore do outro lado do mundo.
Menos diferenças horárias - O horário de trabalho será bastante semelhante o que torna a comunicação entre equipas mais fácil e as respostas mais rápidas.
Menor diferença cultural - A maioria dos países de nearshoring têm laços de amizade e mais familiaridade com a cultura de cada um. Também as barreiras linguísticas serão possivelmente menos comuns.
Baixo custo - As empresas que oferecem equipas de nearshoring estão sediadas em países com menor custo por hora, reduzindo assim os custos para a empresa que contrata.
Equipa qualificada levando a produtos de maior qualidade - Fazer uma parceria com uma equipa de nearshoring significa contratar uma equipa de grande qualidade composta por membros com uma óptima formação.
Avançar com um novo par de olhos - Contratar um parceiro experiente de nearshoring irá trazer um novo olhar a velhos problemas, que fornece soluções inovadoras e lida com complicações imprevistas dentro do prazo e com eficiência.
Segurança jurídica e de dados - Quando uma empresa decide optar por nearshoring, é mais provável que trabalhe com países com leis semelhantes.
Portugal como um destino de nearshoring
Durante a última década, Portugal tornou-se um destino privilegiado para serviços de nearshoring e offshoring. Os custos operacionais são dos mais baixos da Europa, sem comprometer a qualidade e o nível do serviço prestado. Estas são algumas das razões porque Portugal se tem tornado um prestador de serviços de nearshoring popular na Europa:
Infra-estruturas tecnológicas e de comunicações atractivas - Portugal destaca-se no que diz respeito à cobertura de banda larga e redes de nova geração.
Habilitações linguísticas - De acordo com o Instituto Nacional de Estatística mais de 70% da população Portuguesa sabe pelo menos uma língua estrangeira, sendo o Inglês a mais comum (59,6%), seguida do Francês (21,5%) e do Espanhol (14,8%).
Grande talento - A qualidade da educação superior e o elevado nível de formação da população é a base de uma força de trabalho de profissionais especializados, criativos e flexíveis.
Comunicação e deslocação facilitada - O fuso horário de Portugal é GMT o que facilita a comunicação com outros países, especialmente Europeus (com apenas 1 ou 2 horas de diferença).
Estabilidade e segurança - Portugal é um país com uma situação política, económica e social estável. A qualidade de vida é também um factor de competitividade, assegurando um serviço, desempenho de equipa e relação com o cliente estáveis.
Óptima relação custo-benefício - Nearshoring em Portugal fornece acesso a pessoas qualificadas a um custo reduzido, num país com estabilidade política e social.
Apesar da abordagem de farshoring ser geralmente mais económica do que a de nearshoring, a probabilidade de se experienciar dificuldades a nível da comunicação e das diferenças culturais é maior. O nearshoring parece ser o melhor modelo de negócio para empresas que pretendem poupar tempo e dinheiro sem comprometer a qualidade.
Nearshoring
O nearshoring está a começar a ser visto como uma opção estrategicamente benéfica para melhorar os custos e gestão dos projectos.
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