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Acessibilidade
Vivemos numa sociedade digitalizada, onde cada vez mais informação, produtos e serviços estão disponíveis online. O acesso a websites e aplicações marca o nosso dia-a-dia - lemos as notícias da actualidade, fazemos compras, chamamos um táxi, encomendamos comida, marcamos férias e até preenchemos a declaração de impostos.
Mas e alguém cego ou com outro tipo de limitação visual? Alguém surdo ou com uma limitação física que o impeça de mexer no rato? Se alguém com algum tipo de deficiência decidir visitar um website, deve ser capaz de compreender, navegar e interagir com este. Tem o direito a isso, tal como alguém sem qualquer tipo de limitação.
Para que pessoas com deficiências físicas, neurológicas ou cognitivas - cegueira, perda auditiva, dificuldades de aprendizagem, mudez, controlo motor fino limitado, dislexia, etc. - sejam capazes de aceder a websites e ferramentas web sem grandes problemas, estes precisam de ser desenhados e programados adequadamente. O problema é que nem sempre é esse o caso. Muitos websites e ferramentas web são construídos com barreiras de acessibilidade que os tornam muito difíceis ou até impossíveis de serem usados por algumas pessoas.
A acessibilidade é de extrema importância para as organizações que oferecem produtos e ferramentas web. Na verdade, os problemas de acessibilidade podem afectar não só a usabilidade de um website para pessoas que tenham deficiências, mas também para aquelas que não têm.
Ao oferecer produtos acessíveis, as organizações mostram que são inclusivas, alcançam um mercado mais alargado, estão em conformidade com a legislação e oferecem uma melhor experiência. Para todos.
O que é a acessibilidade web?
A acessibilidade web refere-se à criação de websites, apps e ferramentas web que podem ser utilizados por toda a gente, independentemente da sua habilidade. É permitir que todos os utilizadores, incluindo pessoas com deficiências físicas, cognitivas ou neurológicas, percebam, compreendam, naveguem e interajam com a web, e que possam também contribuir para esta.
A importância de criar produtos e serviços acessíveis
Maximizar o público-alvo - Se pensarmos que 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, isso equivale de facto a milhões de pessoas com milhões em poder de compra. Torna-se claro que tornar os websites das organizações acessíveis tem benefícios para o negócio.
Diferenciar da concorrência - Se as pessoas com deficiências não podem usar o website de uma organização irão facilmente mudar para um concorrente que ofereça um produto ou serviço similar acessível.
Evitar discriminação - Ao criar websites e ferramentas acessíveis e de alta qualidade, as organizações não excluem pessoas de usar os seus produtos ou serviços.
Poupar tempo e dinheiro - Construir produtos acessíveis desde o primeiro dia irá tornar possível identificar possíveis problemas e corrigi-los quando ainda são fáceis de corrigir. Desta forma, evita-se a necessidade de um grande redesign depois do lançamento do produto.
Aumentar o SEO - Os motores de busca dependem da estrutura do conteúdo, da semântica e da funcionalidade para apresentar conteúdo aos utilizadores e determinar a sua relevância. Os websites acessíveis podem ter melhores resultados de pesquisa.
Criar uma imagem pública positiva - As organizações provam o seu empenho em quebrar barreiras e em criar uma web que é acessível a todos.
Conformidade legal - Em muitos países ter um website acessível é obrigatório por lei.
Melhorar a usabilidade e a satisfação do utilizador - Os websites acessíveis irão providenciar uma melhor experiência aos utilizadores tanto com, como sem deficiência e, em última análise, aumentar a sua satisfação. Utilizadores satisfeitos muito provavelmente irão continuar a visitar o website, a comprar e a recomendá-lo aos seus amigos.
Como avaliar a acessibilidade?
Ao desenvolver ou redesenhar um website, é melhor avaliar a sua acessibilidade de início e inclui-la durante o processo de desenvolvimento, para que quaisquer problemas de acessibilidade sejam identificados cedo, quando são mais fáceis de resolver.
Revisão de StandardsPara avaliar problemas de acessibilidade e melhorar a acessibilidade da web, o World Wide Web Consortium (W3C) definiu um conjunto de directrizes - as Web Content Accessibility Guidelines (WCAG). As directrizes e critérios de sucesso estão organizados em 4 princípios: perceptível, operável, compreensível e robusto.
Estas directrizes estão organizadas em três níveis de conformidade. Todos têm uma série de critérios que devem ser cumpridos para se poder considerar um website acessível para todos os utilizadores, cobrindo aspectos como a navegação do website, texto, vídeos, inputs e outros.
Ferramentas de avaliação de acessibilidadeFerramentas de software podem identificar problemas de acessibilidade e aumentar a eficiência de avaliação, poupando tempo e esforço. Contudo, sozinhas não podem determinar se um produto cumpre os requisitos e é acessível.
Avaliação heurísticaIdentificar os problemas de usabilidade numa interface de acordo com uma lista pré-estabelecida de regras, as heurísticas, para possam ser retificados como parte de um processo de design iterativo.
Design walkthroughsEncontrar potenciais problemas de usabilidade e acessibilidade através da visualização da rota do utilizador por um conceito inicial ou um protótipo. Uma walkthrough pode ser realizada utilizando personas com necessidades especiais e cenários que incluem estratégias adaptáveis para completar tarefas.
Técnicas de triagemActividades que ajudam a identificar potenciais barreiras de acessibilidade no design de um produto. Involve a interacção com um produto com uma ou mais capacidades físicas ou sensoriais eliminadas ou modificadas.
Testes de UsabilidadeAvaliação de alguns aspectos de acessibilidade usando protocolos de testes de usabilidade padrão com algumas modificações de forma a incluir participantes com necessidades especiais e usando tecnologias assistivas (por exemplo, aparelhos auditivos, leitores de ecrã, programas de reconhecimento de voz) ou quaisquer periféricos de entrada ou de saída (por exemplo, teclado, rato, monitor, auscultadores) que as pessoas utilizem no seu dia-a-dia.
Acessibilidade
Como as organizações devem apostar em criar experiências digitais acessíveis para garantirem igual acesso por todos e melhorar o seu negócio.
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