Desenhar produtos coesos dentro da organização
Hoje em dia, grande parte das maiores organizações tem um vasto leque de canais e produtos. Podem ser um website, uma aplicação e um blog, por exemplo. Contudo, se não houver uma linguagem comum, as equipas de design e desenvolvimento para resolverem problemas complexos irão rapidamente acabar por construir componentes diferentes e definir os seus próprios standards e fluxos de trabalho, originando inconsistência dentro da própria organização. Ao mudarem de um produto para outro, os utilizadores reparam nessas inconsistências e podem experenciar alguma confusão. É aí que entram os design systems.
“Um design system oferece uma biblioteca de estilo visual, componentes e outros aspectos documentados e divulgados por um indivíduo, equipa ou comunidade como código e ferramentas de design para que a adopção de produtos possa ser mais eficiente e coesa.”- Nathan Curtis
Um design system explica como a equipa deve desenhar produtos. Para além de incluir um guia de estilo e uma biblioteca de padrões, abrange também os princípios, regras e directrizes de design, bem como componentes prontos a usar e trechos de código para os programadores.
Alguns recursos de um design system:
-
Guia de estilo
Um documento que inclui os estilos gráficos, cores, tipos de letra, iconografia, tom de voz de uma organização e como devem ser usados.
-
Biblioteca de padrões
Colecções de componentes de interface reutilizáveis que são partilhados com todas as equipas e agregados para desenhar produtos.
-
Princípios de design
Standards claros para a equipa de produto que substituem os ideias subjectivos.
Benefícios de trabalhar com design systems
-
Poupança de tempo
Ter padrões comuns poupa tempo precioso que pode ser investido em criar melhores experiências que vão de encontro aos objectivos dos utilizadores
-
Experiências de utilizador melhores e mais previsíveis
Melhorar o design e a experiência dos produtos e serviços irá criar experiências mais previsíveis para os utilizadores
-
Possibilidade de criar protótipos de alta fidelidade
Facilidade em desenhar protótipos de alta fidelidade para testar com utilizadores reais e aprender com o seu feedback
-
Eliminar redundâncias
Reduzir ineficiências e trabalho replicado no processo de design e desenvolvimento
-
Trabalho mais eficiente
Eficiência tanto para os designers como para os programadores, permitindo um melhor design e construções mais rápidas
-
Melhor colaboração entre equipas
Melhor comunicação e colaboração da equipa, com mais coesão e consistência
-
Identidade e linguagem da marca claras
Precisa de criar uma linguagem comum a toda a organização?
A Xperienz pode facilitar o trabalho das suas equipas criando uma linguagem de design consistente. Com as ferramentas certas, tanto os designer como os programadores desenharão produtos em escala com menos esforço e mais qualidade.
Fale Connosco