Saltar para o conteúdo principal
Todos os Artigos

Artigos

Cover Image

Sprint de Inovação - Explorar e validar uma direcção de negócio em 2 a 4 semanas

Outubro 12, 2021

As organizações que se ficam pela mentalidade de “negócio como habitual” têm dificuldade em gastar o tempo e esforço necessários para explorar e seguir novas ideias que lhes podem dar a vantagem que precisam para acompanhar a concorrência ou destacar-se dela.

A solução poderá ser conduzir um Sprint de Inovação, um novo método criado pela Xperienz. Resumidamente, a equipa do Sprint junta esforços com a equipa da organização e, em 2 semanas (mínimo), identificam três direcções estratégicas de negócio, tendo em conta o estado e estrutura actual da organização. Estas ideias inovadoras são prototipadas e testadas e, no final, a organização saberá qual o melhor caminho a seguir. 

O que é um Sprint de Inovação?

Um Sprint de Inovação pode variar de 2 a 4 semanas (ou mais). É conduzido por uma pequena equipa multidisciplinar de investigadores e designers que fazem parceria com a equipa da organização. 

Durante esse tempo, a equipa pega nos atributos do negócio da organização e identifica oportunidades que correspondam a necessidades do mercado. Aqui está um exemplo: uma empresa de entregas tem vários carros e despacha as entregas todas dos clientes de manhã. Esses carros estão completamente inusados toda a tarde. Há então a oportunidade de procurar um negócio que tire proveito desses carros.

Ao adoptar uma abordagem de ideação, a equipa do Sprint identifica 3 oportunidades e valida a sua exequibilidade em termos logísticos na empresa. Depois, constrói protótipos de validação para descobrir qual a melhor. Desta forma, a empresa reduz a incerteza e evita gastar dinheiro a tentar montar mesmo as operações para as validar e, se não der certo, os custos foram mínimos. 

Visão geral das semanas do Sprint

Semana 1 - Nos primeiros sete dias, a equipa do Sprint imerge totalmente na organização, descobrindo tudo sobre o negócio, a estrutura organizacional, os processos, ferramentas e sistemas. Durante esse tempo, identificam problemas organizacionais, desafios e oportunidades. 

Semana 2 - A segunda semana é maioritariamente dedicada à ideação. Este é o momento de pensar fora da caixa, gerar ideias e explorar várias soluções possíveis. 

Semana 3 - Três dessas ideias são seleccionadas e validadas através de protótipos e testagem.

Semana 4 - As lições aprendidas com a testagem das três ideias resultam na ideia final, que é validada com um protótipo interactivo e utilizadores reais.

Por que deve uma organização realizar um Sprint de Inovação?

  • Gerar ideias inovadoras para novos produtos, tecnologias, serviços e modelos de negócio;
  • Construir valor para o utilizador, melhorando produtos ou criando novos:
  • Obter dados accionáveis sobre vários conceitos a um ritmo rápido;
  • Tomar melhores decisões de investimento, baseadas em evidências;
  • Ideias são validadas com protótipos de baixa e alta fidelidade;
  • Ao testar ideias, o risco de insucesso é consideravelmente reduzido;
  • Poupar tempo e recursos;
  • Melhorar a vantagem competitiva da organização.

Quais são os principais objectivos de um Sprint de Inovação?

1 - Reduzir a incerteza e o risco na tomada de decisões estratégicas, contribuindo assim para a tomada de decisões mais informadas e suportadas em evidências preliminares;

2 - Recolher rapidamente informação de suporte à decisão sobre 3 possíveis direcções estratégicas, através da realização de investigação, desenho e prototipagem rápida para cada uma das direcções;

3 - Seleccionar uma das 3 direcções e realizar uma interacção adicional de validação à direcção escolhida, de modo a reduzir o risco da opção tomada e identificar oportunidades.

Que recursos estão envolvidos?

Fotografia de Dylan Gillis no Unsplash

A equipa do Sprint - O Sprint de Inovação é realizado por uma equipa multidisciplinar de forma a assegurar que as competências de consultoria de negócio, investigação, user research, human-centric design, prototipagem e testes com utilizadores estão presentes durante todo o processo;

A equipa do Sprint é composta por elementos fixos que contam com o apoio e envolvimento das diferentes especialidades durante as duas semanas. Em cada momento a equipa alocada ao Sprint é composta por vários elementos de acordo com as competências necessárias nessa fase do Sprint.

A equipa do cliente - De modo a assegurar que o Sprint atinge os objectivos pretendidos, é crucial que membros da empresa estejam presentes em momentos específicos.

Um dos elementos da equipa do cliente deve ter a autoridade para tomar decisões vinculativas sobre o Sprint, permitindo o avançar do mesmo a um bom ritmo. 

Os elementos do cliente deverão conhecer bem os desafios a analisar. Devem pertencer a diferentes departamentos da organização e ter perfis diferentes. 

A inovação reduz a incerteza e acelera a tomada de decisões

Investigar tudo sobre a organização e identificar os principais problemas evita a tomada de decisões de negócio estratégicas baseadas em suposições. Ajuda a definir um problema a resolver e apresentar soluções inovadoras para este. 

Através da investigação e testes ao protótipo a equipa do Sprint pode explorar as necessidades e dificuldades in loco e reunir evidências que irão acrescentar valor à solução construída para os utilizadores. Ao desenvolver, melhorar e fortalecer uma ideia de negócio, as organizações irão saber que estão a fazer o investimento certo e destacar-se da concorrência. 

 

Quer realizar um Sprint de Inovação na sua organização?

A Xperienz tem uma equipa qualificada e multidisciplinar que irá mergulhar na sua organização e avaliar o seu estado actual, estudando sistemas, ferramentas e processos.

Através de consultoria de negócio, investigação, human-centric design, prototipagem e testes com utilizadores, em apenas algumas semanas, iremos identificar oportunidades e apontar a direcção de negócio certa.

Fale Connosco

Artigos Relacionados