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Saúde e UX: quando o design tem potencial para salvar vidas

Novembro 10, 2022

Quando o ponto decimal de um medidor de glucose não é visível o suficiente, os diabéticos dependentes de insulina podem interpretar mal os seus níveis de glucose e acabar por tomar a dose errada de insulina.

Para prevenir a fadiga de alarmes, muitas vezes os médicos escolhem diminuir o som ou desligar os alarmes sonoros de dispositivos de monitorização, contando com a indicação visual quando há uma situação crítica. Isto não seria um problema se a mensagem “aviso” fosse chamativa. Tal não é o caso do dispositivo abaixo, onde a mensagem “Warning!” (Alerta!) se perde numa interface com demasiada informação e pouco contraste de cores. 

Estes exemplos mostram-nos como interfaces mal desenhadas podem levar a resultados terríveis, desde hipoglicemia grave, coma diabético ou até a morte no primeiro caso, ou atraso na assistência a um paciente numa situação crítica no segundo. 

Exemplos retirados do artigo “Total Recall: The Consequence of Ignoring Medical Device Usability” de Shannon E. Clark e Ed Israelski

Na verdade, estes são apensas dois exemplos dos muitos dispositivos médicos que a Food and Drug Administration (FDA) retirou do mercado nos EUA devido à má usabilidade e design de interface. A FDA publicou até um documento de orientação dedicado a aplicar factores humanos e engenharia de usabilidade em dispositivos médicos. Recomenda que os fabricantes sigam factores humanos ou processos de engenharia de usabilidade durante o desenvolvimento de novos dispositivos médicos, focando-se especialmente na interface do utilizador que inclui todos os pontos de interação entre o produto e o utilizador, incluindo elementos como ecrãs, controlos, embalagens, etiquetas de produto, instruções de uso, etc.

Quando os dispositivos médicos não são desenhados tendo em conta a usabilidade há uma, levem a erros humanos e prejudiquem os pacientes. 

 

O que é Healthcare UX e por que é importante?

O design de tecnologia e serviços de saúde inclui desde Registos de Saúde Electrónicos, apps de fitness e nutrição, ambulâncias, scanners de ultrassom, dispositivos de monitorização, cadeiras de rodas, entre outros. Os seus utilizadores podem ser profissionais de saúde, grupos de pacientes específicos ou qualquer pessoa. 

Durante os últimos anos temos assistido a como as indústrias se têm tornado mais dependentes de aplicações móveis e plataformas de software. A indústria da saúde não é excepção. Os pacientes estão a usar os seus smartphones para obter conselhos de saúde, consultas por vídeo-chamada, prescrições, e para acompanharem a sua saúde. Os profissionais de saúde usam software para aceder aos registos dos pacientes, a prescrições e a referências médicas. 

A pandemia do COVID-19 desempenhou um papel importante no mercado de apps digitais de saúde. Com os cuidados de saúde a moverem-se para fora dos consultórios e dos hospitais, tanto os pacientes como os prestadores foram incitados a adoptar ferramentas de saúde. Apps de telemedicina, exercício físico, saúde mental e pressão arterial registaram um aumento significativo de downloads. 

No último ano, mais de 350.000 apps de saúde estavam disponíveis para os consumidores. A maioria foca-se no bem-estar, mas ouve também um aumento nas apps de terapêutica digital (DTx).

Uma boa experiência com serviços e tecnologia de saúde, que é tanto útil, como acessível e fiável, pode fazer uma grande diferença em melhorar o bem-estar das pessoas, bem como o trabalho dos profissionais de saúde.

Fotografia de wavebreakmedia_micro no Freepik

 

Desafios do design para a saúde

Dada a sua especificidade, especialmente o facto de, de uma forma ou de outra, involver o bem-estar e a saúde das pessoas, desenhar para a saúde implica desafios mais específicos. 

Ameaças à segurança de dados

A indústria da saúde lida com grandes quantidades de informação sensível. Todos os registos dos pacientes (dados pessoais, testes, diagnósticos) devem ser protegidos de qualquer divulgação de dados ou uso indevido. Desenhar um produto para a indústria da saúde significa lidar com regulamentos que impactam a usabilidade, o design, a implementação e os dados. 

Sobrecarga de burocracia e regulamentações

Mais do que qualquer outra, a saúde é uma área delicada. Vários regulamentos e directrizes, que podem até variar de país para país, são um desafio para desenhar produtos centrados no utilizador e para os escalar. Há uma necessidade constante de compreender as limitações e como abordá-las.

Aumento da população sénior

Como os hospitais são projectados com rampas para facilitar o acesso a pessoas em cadeiras de rodas ou com muletas, também o design de plataformas e apps de saúde devem considerar a acessibilidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2030, 1 em 6 pessoas no mundo terão 60 ou mais anos. Isto lembra-nos da importância de construir produtos e serviços de saúde que tenham em conta as necessidades de uma grande variedade de utilizadores, independentemente das suas capacidades. Não esquecendo também os milhões de utilizadores que vivem com incapacidades visuais, auditivas, de fala, motoras ou cognitivas. Uma experiência acessível e inclusiva torna-se imperativa. Tal inclui ter em conta aspectos como a contraste de cores, o tamanho do texto, e desenhar uma navegação simples e fácil de usar. 

Fotografia de Andrea Piacquadio no Pexels

Os médicos são difíceis de recrutar

Os profissionais de saúde não têm propriamente um horário pouco preenchido, o que faz com se sejam um grupo de utilizadores mais difícil de recrutar para entrevistas e testes de usabilidade. Para além disso, como são profissionais bem pagos, tendem a ser mais protectores do seu tempo livre. A chave é fazê-los compreender que o software ou a app resolve um problema específico e como, tanto eles como os seus pacientes, podem beneficiar da solução. 

Fonte: “Getting Access to Doctors for User Research” na UXPA Magazine

Apps e serviços de saúde

Em 2022, o tema do Dia Mundial da Usabilidade é “A nossa Saúde” e pretende “explorar sistemas que prestam cuidados de saúde em todas as suas formas, tal como telemedicina, registos de saúde electrónicos, produtos de saúde e outras soluções digitais de saúde.”

Com isso em mente, e querendo descobrir mais sobre soluções de cuidados de saúde, pesquisámos e seleccionámos algumas apps e serviços que mudam activamente as vidas dos pacientes e dos prestadores de cuidados.

Telemedicina

A telemedicina permite o contacto online com um médico, obtendo os cuidados de saúde necessários, sem sair do conforto e segurança da nossa casa. Como a pandemia reduziu o números de visitas físicas, as pessoas viraram-se para esta solução que lhes permitia evitar uma ida ao hospital. Em Abril de 2020, mais de 43% das consultas de cuidados primários do Medicare foram realizadas através de serviços de telemedicina. 

Knok é uma solução integrada de telemedicina que oferece uma série de funcionalidades para monitorizar a saúde dos pacientes e agir preventivamente. Inclui um verificador de sintomas de AI, consultas em vídeo com uma leitura dos sinais vitais e questionários clínicos para monitorizar a saúde dos pacientes. 

Créditos: Knot

A EyeCare Live é uma plataforma online que elimina a necessidade de uma visita ao oftalmologista. Em vez disso, é possível ter uma consulta online para renovar prescrições de óculos ou lentes de contacto, discutir problemas de olho seco ou quaisquer outros problemas oculares.

Primeiro, o utilizador é conectado a um médico onde lhe é pedido para registar a sua condição através de fotografias e vídeos dos olhos afectados. Em minutos, o médico vê-lo através de vídeo de alta resolução para melhor compreender e ajudar a resolver a condição apresentada. 

Créditos: EyeCare Live

Produtos de saúde

Inaladores inteligentes: O inalador inteligente integra conectividade com uma app móvel, via Bluetooth. São construídos com tecnologia de sensores que regista dados sobre a hora, data e localização do paciente em cada utilização. Podem ajudar a relembrar os pacientes de usar o inalador na hora certa e enviar um alerta se se esquecerem de levar o dispositivo com eles. 

FindAir - inalador inteligente e app de diário de asma para tratamento digital da asma

Monitorização contínua da glucose: Para pessoas com diabetes Tipo 1 e Tipo 2, monitorizar os níveis de glucose no sangue é uma parte necessária da sua rotina. Felizmente, picar o dedo e verificar o sangue manualmente é uma coisa do passado. Utilizar um monitor de glucose contínuo é agora uma opção muito mais conveniente. 

Como exemplo, o Dexcom consiste num pequeno sensor que se introduz debaixo da pele e que inclui um transmissor que envia os valores de glucose para um dispositivo móvel ou receptor a cada 5 minutos. Inclui funcionalidades como alertas de um potencial evento hipoglicemico severo, partilha de dados e oferece ainda um sistema integrado para relatórios e gestão de dados da diabetes.

Créditos: Dexcom

MDacne é tratamento de acne totalmente personalizável. Tudo começa com algo tão simples como uma selfie. Depois, em alguns segundos, a app analisa a pele e cria um kit com um tratamento personalizado com produtos formulados para atingir os objectivos de tratamento de pele do utilizador. Adicionalmente, oferece apoio via chat com um dermatologista. 

Créditos: Google Play

Sistemas para a saúde mental, exercício e nutrição

Durante os últimos anos, cada vez mais pessoas sofrem de stress, ansiedade e depressão. Apesar das apps de saúde mental não serem desenhadas para diagnosticar estas condições ou substituir o cuidado de um profissional, podem ser um bom apoio para monitorizar e gerir a saúde mental. 

O Headspace é uma app de meditação desenhada para ajudar as pessoas a viver mais plenamente. Através ferramentas de meditação e de mindfulness apoiadas na ciência, pode ajudar no alívio do stress, a melhorar a concentração e a dormir melhor. 

Créditos: TidBITS

O BetterMe é uma plataforma de saúde e fitness que encoraja mudanças de estilo de vida ao nível da saúde, saúde mental e física de formas acessíveis. Foca-se em soluções personalizadas para dominar hábitos de saúde. O BetterMe inclui um glossário de valores nutricionais de alimentos comuns, um rastreador de água e um rastreador de sono. 

Créditos: BetterMe

O MyPlate Calorie Counter é uma app que rastreia as calorias ingeridas e possibilita o registo de actividade física, enquanto oferece também planos alimentares e receitas. 

Créditos: Google Play

Produtos DTx

Os produtos DTx (abreviatura de terapêuticas digitais) oferecem aos pacientes intervenções terapêuticas com base em evidências que são conduzidas por programas de software de alta qualidade para tratar, gerir ou prevenir uma doença ou distúrbio. Estes produtos normalmente podem ser geridos através de dispositivos móveis e podem ser usados independentemente ou em conjunto com outros tratamentos. 

O Daylight é uma terapêutica digital para gerir a ansiedade. É baseada em terapia cognitivo-comportamental comprovada e desenvolvida por psicólogos clínicos e investigadores. Despendendo apenas 10 minutos por dia com o programa estruturado e responsivo do Daylight podem ver-se melhorias em algumas semana. Nos testes, 71% dos participates recuperaram de níveis clínicos de ansiedade em 10 semanas.  

Créditos: Big Health website

O HelloBetter Chronic Pain é um programa terapêutico digital para pacientes com dor crónica que pretendam ultrapassa a sua dor. É um programa de 12 semanas onde os pacientes adquirem estratégias efectivas para lidar com a dor crónica: aprender como mudar a forma como a dor os afecta através da aceitação, descobrir o que é verdadeiramente importante nas suas vidas e como podem aceitar este conhecimento para reconfigurar o seu dia-a-dia. 

O curso foi avaliado cientificamente e provou-se que tem um efeito positivo nos impactos da dor. Até agora apenas está disponível em Alemão. 

Créditos: HelloBetter Chronic Pain website

Vorvida é um programa online que pode ser acedido 24 horas por dia, 7 dias por semana, em qualquer dispositivo. Usa inteligência artificial para interagir com o utilizador como um terapeuta real, colocando questões e analisando as respostas para fornecer feedback personalizado e estratégias para ajudar o utilizador a gerir os seus comportamentos de bebida. Um aspecto interessante é que foi desenhado para priorizar a privacidade dos utilizadores. 

Um ensaio clínico provou que a volvida ajudou os participantes a beber menos em apenas 3 meses.

Créditos: vorvida

Apps de lembretes

A MyTherapy é uma app de lembretes de medicação pessoal e um rastreador de medicação. É possível definir lembretes para medições e actividades como controlo de peso, pressão arterial, ritmo cardíaco e calendarizar actividades como correr ou yoga. Permite também configurar uma verificação de sintomas onde o utilizador pode introduzir como se está a sentir e registrar sintomas como batimento cardíaco acelerado ou dores no peito. 

Créditos: MyTherapy

Registos de saúde electrónicos (RSE)

Em vez de um monte de ficheiros físicos, os dados dos pacientes podem agora ser armazenados num único local. Desta forma, tanto os pacientes como os vários médicos, podem aceder a resultados de laboratório e informação médica, a qualquer altura. 

O FreddieMed é uma solução de RSE que ajuda clínicas e hospitais a agilizarem processos relacionados com facturação, segurança de dados, gestão de documentos, comunicação com pacientes e mais, numa plataforma centralizada. Os médicos podem marcar consultas, enviar emails de lembrete, realizar consultas vídeo, enviar prescrições, criar notas de consulta e colaborar com membros da equipa em casos médicos. 

Créditos: Software Advice

O WebMD é uma app de saúde que engloba múltiplas funcionalidades. É possível verificar sintomas, definir lembretes de medicação, obter alertas quando os níveis de alergénios estão elevados, aceder a informação sobre medicamentos, descobrir tratamentos para condições específicas, encontrar médicos e marcar consultas. 

Créditos: Google Play

Moldando o futuro da saúde 

Enquanto mais pacientes têm preferência por cuidados de saúde digitais e pela telemedicina, a maior parte dos profissionais de saúde estão já a utilizar apps de saúde no trabalho para aceder a registos de saúde electrónicos, comunicar com os colegas, consultar referências médicas ou simplesmente gerir o seu horário. 

Com o rápido crescimento do mercado digital de saúde, existem muitas oportunidades de inovação no campo da experiência do utilizador na área da saúde. As soluções web devem ir de encontra às necessidades dos profissionais de saúde, dos pacientes e das empresas, e ao mesmo serem abrangentes e acessíveis. A UX pode ajudar a tornar mais fáceis as vidas de pacientes, médicos, enfermeiros, cuidadores e, em última análise, salvar vidas.

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Como uma consultora de UX, a Xperienz tem estado envolvida em vários projectos da área de saúde para grandes marcas como Lilly, Bayer, LifeExtension e Atida Mifarma.

Com a consciência que o design de produtos de saúde acarreta grande responsabilidade, esforçamo-nos para desenvolver produtos e serviços tendo em consideração os utilizadores, quer sejam pacientes ou prestadores de cuidados de saúde. Para tal, baseamo-nos fortemente na investigação e em testes de usabilidade, assegurando que vamos de encontro às necessidades dos utilizadores e garantindo uma boa adopção.

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