O nosso novo escritório
Setembro 27, 2016Em conversa com um amigo em Abril passado, ele contava-nos que estava a preparar a mudança das instalações da empresa dele. Ele costuma mudar-se de dois em dois anos simplesmente para mudar de ares, mesmo que não tenha necessidades reais de mais espaço. O entusiasmo dele levou a que por curiosidade víssemos os espaços disponíveis para alugar junto ao escritório que já tínhamos.
Há muito tempo que cobiçávamos os escritórios do edifício Mar do Oriente, desenhado pelos arquitectos Aires Mateus, mas nunca tínhamos encontrado uma boa oportunidade. Mas desta vez, eis que ela se apresentava: um escritório parcialmente equipado que poderíamos adaptar à nossa actividade.
O novo espaço no início das obras de adaptação
O escritório que tínhamos naquela altura era agradável, mas pouco flexível, e há muito que ansiávamos por ter uma sala de observação dedicada para os nossos estudos.
Esta oportunidade levou-nos também a equacionar levar a empresa para um novo patamar.
Com cada vez mais clientes estrangeiros que não conseguiam pronunciar o nosso nome, aproveitámos a mudança de instalações como um catalisador de mudança para a nossa empresa: novo espaço, novo nome, nova estratégia.
Um espaço à medida
O novo espaço não só tinha mais 50 m2 que o actual como permitia desenhá-lo à nossa medida. E tinha ainda a vantagem de ter um gabinete inteiramente forrado a vidro que poderíamos aproveitar para as novas salas. Continuava a ser num local extremamente acessível por transportes e marginalmente mais fácil de encontrar, condições fundamentais para os nossos estudos.
Criação de novos gabinetes, incluindo uma nova sala de observação dedicada
Planta do novo escritório
A primeira condicionante no desenho do espaço era desenhar uma grande sala de trabalho, onde pudéssemos crescer até 18 colaboradores. Nesta sala instalámos mesas modulares, que pudessem crescer sem multiplicar os pés de apoio. E como ponto central da sala, a nossa biblioteca que já rebentava pelas costuras nos móveis antigos. Uma vez dignificada numa nova estante, aproveitámos para a usar como parede de recepção do novo escritório, onde depois iríamos colocar a nova sinalética. Junto a esta nova estante criámos uma nova zona de leitura.
Bem-vindos ao novo espaço da Xperienz!
Sala principal e a nossa colecção dos livros de UX, sempre acessível
A segunda condicionante era, uma vez que tínhamos certificado a nossa formação há poucas semanas, criar uma sala de formação capaz de acolher 12 alunos. O único espaço disponível era na ala mais longa e larga do novo espaço, o que resultava numa divisão longa, mas com uma mesa feita à medida, tornou-se num espaço bastante funcional e agradável.
Nova sala de formação
A segunda ala longa desenhava-se agora perfeita para receber a copa, até pela sua proximidade aos pontos de água do espaço. Como no escritório anterior estávamos sempre a lutar com o espaço exíguo da copa, decidimos construir uma bem mais espaçosa, com mais área de bancada e bastante arrumação. A copa passou então a integrar-se num espaço maior a que chamámos de lounge, onde colocámos a nossa mesa de refeições, a mesa de matraquilhos e uma zona de leitura.
Novo lounge para relaxar
A equipa a testar a experiência de utilização do novo lounge
Entre o lounge e a sala de trabalho foram construídos dois novos gabinetes, um para a direcção e outro para funcionar como pequena sala de reuniões e brainstorming ou como sala de testes ou observação, articulando-se com a sala de formação nestes casos.
Gabinete da direcção
Nova sala de observação
Foram três meses com muitos desafios e muito trabalho, mas estamos muito mais contentes no novo escritório, perfeitamente adaptado às nossas necessidades. E é quando vemos o novo espaço permanentemente inundado pelo sol e pelos reflexos do espelho de água que envolve o edificio, que temos a certeza que fizemos uma boa escolha para crescermos.
A equipa concentradíssima a preparar o lançamento de vários projectos excitantes/span>
Artigos Relacionados
-
Curso Estratégia de Acessibilidade Digital [início em Janeiro 2025]
O novo curso Estratégia de Acessibilidade Digital pretende dotar os formandos com todas as competências necessárias para compreenderem o universo da acessibilidade digital.
-
O nosso novo escritório
Com cada vez mais clientes estrangeiros que não conseguiam pronunciar o nosso nome, aproveitámos a mudança de instalações como um catalisador de mudança para a nossa empresa: novo espaço, novo nome, nova estratégia.