Curso Estratégia de Acessibilidade Digital [início em Janeiro 2025]
Dezembro 12, 2024
Com a data limite de 28 Junho de 2025 da Lei da Acessibilidade (Decreto-Lei nº82/2002) a aproximar-se, os responsáveis por equipas digitais ligadas às indústrias financeiras, transportes, telecomunicações, serviços audiovisuais e comércio electrónico precisam de garantir a acessibilidade dos seus produtos e sistemas ou arriscam-se a sofrer pesadas multas e sanções.
O novo curso Estratégia de Acessibilidade Digital pretende dotar os formandos com todas as competências necessárias para compreenderem o universo da acessibilidade digital, onde ocorrem os principais problemas, como estabelecer uma estratégia interna para os corrigir e, finalmente, como estabelecer a acessibilidade como uma preocupação permanente da organização como um todo.
Este curso tem o formato presencial e a duração de 18 horas, distribuídas em 3 módulos de 6 horas cada, no formato teórico-prático. A formação inclui exercícios práticos em cada módulo, e o aproveitamento será confirmado num teste final de avaliação.
O curso será leccionado nos dias 10, 17 e 24 de Janeiro 2025 (sextas-feiras), das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00, na Xperienz, Parque das Nações - Lisboa.
Tem o custo de 595€ por aluno (isento de IVA), sendo aplicado um desconto de 10% na inscrição simultânea de dois ou mais alunos da mesma instituição. A formação é também elegível para o Cheque-Formação + Digital do IEFP.
Preencha o formulário ou contacte-nos através do e-mail info@xrd.pt para mais informações, receber o programa completo em PDF ou efectuar a sua inscrição.
Artigos Relacionados
-
Curso Estratégia de Acessibilidade Digital [início em Janeiro 2025]
O novo curso Estratégia de Acessibilidade Digital pretende dotar os formandos com todas as competências necessárias para compreenderem o universo da acessibilidade digital.
-
À procura de conformidade o EAA? - Não caia em soluções fáceis de acessibilidade web
Escolher uma overlay é apenas uma solução “de penso rápido” e mostra um verdadeiro desrespeito pelos utilizadores com deficiência. Em vez disso, temos de trabalhar para uma mentalidade onde os websites, as apps e outros produtos digitais são desenvolvidos considerando a acessibilidade desde o primeiro dia.
-
Baseado em prompts - O nascimento de um novo modelo de interacção Homem-máquina
A forma como o Homem interage com a tecnologia tem evoluído significativamente ao longo de décadas - e ainda está em constante evolução. A ascensão da inteligência artificial (IA) e do processamento de linguagem natural (PLN) revelou uma nova forma de interacção - os prompts.
-
Um vislumbre do futuro - Aqui estão as tendências de UX Design que esperamos que dominem 2024
As tecnologias e ferramentas emergentes influenciam constantemente a forma como as pessoas utilizam a Internet e interagem com produtos digitais. E à medida que os comportamentos e preferências dos utilizadores evoluem, os designers devem acompanhar as novas ferramentas e soluções para oferecer interfaces e experiências de utilizador que atendam às necessidades de um público cada vez mais exigente.
-
Como podem as seguradoras tornar os seus produtos digitais mais acessíveis?
Milhões de pessoas que vivem com uma deficiência têm grandes dificuldades no acesso a informação online importante, pois os websites e as apps são desenvolvidos com grandes barreiras de conteúdo e tecnológicas. E os websites das seguradoras não são excepção.
-
Bancos sem barreiras - Dos balcões às apps móveis acessíveis a todos
Na indústria bancária e financeira, a acessibilidade significa capacitar todos, incluindo pessoas com deficiência e idosas, a usufruir dos produtos, serviços e instalações do banco, tornando-os convenientes e fáceis de usar.
-
Design para um mundo melhor - Como trabalhar em conjunto e aplicar abordagens de design está a melhorar a vida das pessoas
9 de Novembro é o Dia Mundial da Usabilidade 2023. O tema deste ano é Colaboração e Cooperação, e pretende focar-se em como podemos trabalhar juntos para criar soluções, tanto globalmente como localmente, para resolver os maiores problemas do mundo.
-
Seja um Agente de Mudança - Veja estes recursos para o ajudarem a construir designs mais éticos
O papel do designer de hoje vai muito além de simplesmente criar interfaces e experiências bonitas. Já não podemos desenhar sem considerar as consequências de como o que estamos a criar impacta os indivíduos, a sociedade e o mundo.
-
E-commerce e Acessibilidade - Criar uma experiência de compra online inclusiva
É tempo das lojas online melhorarem a acessibilidade dos seus websites e assegurar que oferecem uma experiência inclusiva para todos.
-
O futuro é hoje - Como podemos tirar partido da IA para melhorar o nosso trabalho de UX Design
A IA tem-se tornado uma grande parte de várias áreas da nossa vida, e o UX Design não é excepção. Está, de facto, a tornar-se cada vez mais aplicável ao processo de design de UX.
-
Conduzir testes de usabilidade com pessoas com deficiência
Com base na nossa experiência a conduzir testes de usabilidade com utilizadores com deficiência, partilhamos alguns aspectos a ter em consideração ao planear e conduzir investigação com pessoas com deficiência, de forma a garantir que tudo corre bem e que são recolhidas informações úteis.
-
Accessibility Compliance App - by Xperienz. Uma ferramenta útil na correcção de erros de acessibilidade.
Para simplificar a apresentação da avaliação de acessibilidade dos websites, a Xperienz criou a app Accessibility Compliance. Começamos por fazer um inventário de conteúdos no qual fazemos a recolha exaustiva de todas as página do site. Depois, procedemos à avaliação de cada página e listamos todos os pontos que precisam de correcção.
-
O que reserva o futuro? - Aqui estão as tendências de UX Design que esperamos que dominem 2023
As empresas devem manter-se actualizadas sobre as tendências de experiência do utilizador e de design de interfaces, por isso seleccionámos 7 tendências que já estão a causar, e irão certamente continuar a causar, impacto no desenvolvimento de websites e apps.
- Consciencializar para a Acessibilidade Web [Infografia] - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
-
Por que contratar serviços de UX externos quando já se tem uma equipa de UX interna?
Mesmo que tenhamos uma equipa de UX design interna, pode haver alturas em que recursos adicionais e conhecimento profissional podem revelar-se úteis. Contratar uma equipa de UX externa pode ser exactamente o que a empresa necessita para ser bem sucedida em todos os projectos.
-
Saúde e UX: quando o design tem potencial para salvar vidas
Uma boa experiência com serviços e tecnologia de saúde, que é tanto útil, como acessível e fiável, pode fazer uma grande diferença em melhorar o bem-estar das pessoas, bem como o trabalho dos profissionais de saúde.
-
Sprint de Inovação - Explorar e validar uma direcção de negócio em 2 a 4 semanas
Durante um Sprint de Inovação, um novo método criado pela Xperienz, a equipa do Sprint junta esforços com a equipa da organização e, em 2 semanas (mínimo), identificam três direcções estratégicas de negócio, tendo em conta o estado e estrutura actual da organização. Estas ideias inovadoras são prototipadas e testadas e, no final, a organização saberá qual o melhor caminho a seguir.
-
Criar experiências digitais acessíveis
A acessibilidade é de grande importância para as organizações que oferecem produtos e ferramentas web. Os problemas de acessibilidade podem afectar não só a usabilidade de um website para pessoas que tenham deficiências mas também para aquelas que não têm. Ao oferecer produtos acessíveis, as organizações mostram que são inclusivas, alcançam um mercado mais alargado, estão em conformidade com a legislação e oferecem uma melhor experiência. Para todos.
-
O nosso novo escritório
Com cada vez mais clientes estrangeiros que não conseguiam pronunciar o nosso nome, aproveitámos a mudança de instalações como um catalisador de mudança para a nossa empresa: novo espaço, novo nome, nova estratégia.