Consciencializar para a Acessibilidade Web [Infografia] - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
Dezembro 14, 2022
No passado dia 3 de Dezembro celebrou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Este dia pretende promover os direitos e bem-estar das pessoas com deficiência em todas as esferas da sociedade e desenvolvimento, e aumentar a consciencialização para a situação das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida política, social, económica e cultural.
Um dos direitos das pessoas com deficiência é o direito de acesso às tecnologias de informação e comunicação.
“Promover o acesso às pessoas com deficiência a novas tecnologias e sistemas de informação e comunicação, incluindo a Internet.”
Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
A Web é para todos e todas deveriam ser capazes de aceder, independentemente das suas capacidades. Para ajudar a promover uma Web mais acessível criámos uma infografia “fácil de digerir” sobre a Acessibilidade Web.
🇬🇧 English Version - Web Accessibility PDF
🇵🇹 Versão Portuguesa — Acessibilidade Web PDF
Infografia apenas como texto:
ACESSIBILIDADE WEB - Criar experiências digitais acessíveis para todos
O que é a acessibilidade web?
Websites, apps e ferramentas web que podem ser utilizados por todos, independentemente da sua habilidade ou deficiência.
Significa que todas as pessoas são capazes de:
- Perceber, compreender, navegar e interagir com a Web
- Contribuir para a Web
+1,5 Milhões de Portugueses vivem com uma deficiência. Ou seja, mais do que a população da Área Metropolitana do Porto.
- 27 659 indivíduos não conseguem ver
- 28 860 indivíduos não conseguem ouvir
- 56% da população com dificuldades tem 65 anos ou mais
5 Tipos de barreiras
Visual
- Cegueira
- Baixa Visão
- Daltonismo
Auditiva
- Perda auditiva leve ou moderada
- Surdez
Cognitiva
- Epilepsia
- Alzheimer
- Dislexia
- Autismo
Física
- Falta de membros
- Pouco controlo muscular
Fala
- Mudez
- Gaguez
- Apraxia da fala
Quem beneficia de um website acessível?
Pessoas com limitações:
- Permanentes - Alguém só com um braço
- Temporárias - Alguém com o braço partido
- Situacionais - Alguém a segurar um bebé
Desenhar para pessoas com deficiências permanentes resulta de facto em designs que beneficiam as pessoas universalmente.
5 Razões para agir
- Não discriminar - Empresas com produtos/serviços acessíveis não excluem ninguém de os usar
- Maximizar o público-alvo - Pessoas com incapacidades são também pessoas com poder de compra
- Diferenciar da concorrência - Se um website não é acessível os utilizadores rapidamente procurarão um que seja
- Aumentar o SEO - Websites acessíveis aparecem primeiro nos resultados de pesquisa de motores de busca
- Conformidade Legal - Em muitos países ter um website acessível é obrigatório por lei
EM PORTUGAL Quem precisa de ter websites e apps acessíveis?
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, incluindo ONGs, escolas, autarquias, empresas do sector público
TODAS AS EMPRESAS que ofereçam produtos e serviços do dia-a-dia, incluindo bancos, transportes públicos, compras online
Têm até 2025 para cumprir com os requisitos da Directiva de Acessibilidade Europeia
Como tornar um website acessível?
Usar contraste suficiente - Pessoas de baixa visão têm dificuldade em ler texto sem contraste suficiente contra o fundo
Não depender da cor para comunicar - Daltónicos não vão conseguir perceber se um erro for apresentado apenas a vermelho
Fornecer uma alternativa em texto para imagens - Usando o elemento <alt>, para que pessoas que usam leitores de ecrã ouçam o conteúdo da imagem
Legendar e transcrever vídeos - Descrições áudio permitem que pessoas cegas obtenham a informação visual necessária para compreender o conteúdo
Assegurar acessibilidade com o teclado - Alguém incapaz de usar o rato, deve ser capaz de usar o teclado para aceder e mover-se entre links, botões, formulários e outros controlos
Fontes:
- Inclusive Microsoft Design
- INR (Census 2011)
- WCAG
Quer oferecer um serviço acessível a todos?
A Xperienz pode ajudá-lo a avaliar se todos os utilizadores conseguem navegar e completar as tarefas necessárias no seu website, aplicação os ferramenta digital.
Quer seja confirmar a conformidade com as directrizes WCAG, realizar uma avaliação heurística ou conduzir testes de usabilidade, asseguraremos que a sua organização beneficia com o desenvolvimento de um website fácil de usar por todos os utilizadores.
Fale ConnoscoArtigos Relacionados
-
À procura de conformidade o EAA? - Não caia em soluções fáceis de acessibilidade web
Escolher uma overlay é apenas uma solução “de penso rápido” e mostra um verdadeiro desrespeito pelos utilizadores com deficiência. Em vez disso, temos de trabalhar para uma mentalidade onde os websites, as apps e outros produtos digitais são desenvolvidos considerando a acessibilidade desde o primeiro dia.
-
Baseado em prompts - O nascimento de um novo modelo de interacção Homem-máquina
A forma como o Homem interage com a tecnologia tem evoluído significativamente ao longo de décadas - e ainda está em constante evolução. A ascensão da inteligência artificial (IA) e do processamento de linguagem natural (PLN) revelou uma nova forma de interacção - os prompts.
-
Um vislumbre do futuro - Aqui estão as tendências de UX Design que esperamos que dominem 2024
As tecnologias e ferramentas emergentes influenciam constantemente a forma como as pessoas utilizam a Internet e interagem com produtos digitais. E à medida que os comportamentos e preferências dos utilizadores evoluem, os designers devem acompanhar as novas ferramentas e soluções para oferecer interfaces e experiências de utilizador que atendam às necessidades de um público cada vez mais exigente.
-
Como podem as seguradoras tornar os seus produtos digitais mais acessíveis?
Milhões de pessoas que vivem com uma deficiência têm grandes dificuldades no acesso a informação online importante, pois os websites e as apps são desenvolvidos com grandes barreiras de conteúdo e tecnológicas. E os websites das seguradoras não são excepção.
-
Bancos sem barreiras - Dos balcões às apps móveis acessíveis a todos
Na indústria bancária e financeira, a acessibilidade significa capacitar todos, incluindo pessoas com deficiência e idosas, a usufruir dos produtos, serviços e instalações do banco, tornando-os convenientes e fáceis de usar.
-
Design para um mundo melhor - Como trabalhar em conjunto e aplicar abordagens de design está a melhorar a vida das pessoas
9 de Novembro é o Dia Mundial da Usabilidade 2023. O tema deste ano é Colaboração e Cooperação, e pretende focar-se em como podemos trabalhar juntos para criar soluções, tanto globalmente como localmente, para resolver os maiores problemas do mundo.
-
Seja um Agente de Mudança - Veja estes recursos para o ajudarem a construir designs mais éticos
O papel do designer de hoje vai muito além de simplesmente criar interfaces e experiências bonitas. Já não podemos desenhar sem considerar as consequências de como o que estamos a criar impacta os indivíduos, a sociedade e o mundo.
-
E-commerce e Acessibilidade - Criar uma experiência de compra online inclusiva
É tempo das lojas online melhorarem a acessibilidade dos seus websites e assegurar que oferecem uma experiência inclusiva para todos.
-
O futuro é hoje - Como podemos tirar partido da IA para melhorar o nosso trabalho de UX Design
A IA tem-se tornado uma grande parte de várias áreas da nossa vida, e o UX Design não é excepção. Está, de facto, a tornar-se cada vez mais aplicável ao processo de design de UX.
-
Conduzir testes de usabilidade com pessoas com deficiência
Com base na nossa experiência a conduzir testes de usabilidade com utilizadores com deficiência, partilhamos alguns aspectos a ter em consideração ao planear e conduzir investigação com pessoas com deficiência, de forma a garantir que tudo corre bem e que são recolhidas informações úteis.
-
Accessibility Compliance App - by Xperienz. Uma ferramenta útil na correcção de erros de acessibilidade.
Para simplificar a apresentação da avaliação de acessibilidade dos websites, a Xperienz criou a app Accessibility Compliance. Começamos por fazer um inventário de conteúdos no qual fazemos a recolha exaustiva de todas as página do site. Depois, procedemos à avaliação de cada página e listamos todos os pontos que precisam de correcção.
-
O que reserva o futuro? - Aqui estão as tendências de UX Design que esperamos que dominem 2023
As empresas devem manter-se actualizadas sobre as tendências de experiência do utilizador e de design de interfaces, por isso seleccionámos 7 tendências que já estão a causar, e irão certamente continuar a causar, impacto no desenvolvimento de websites e apps.
- Consciencializar para a Acessibilidade Web [Infografia] - Dia Internacional das Pessoas com Deficiência
-
Por que contratar serviços de UX externos quando já se tem uma equipa de UX interna?
Mesmo que tenhamos uma equipa de UX design interna, pode haver alturas em que recursos adicionais e conhecimento profissional podem revelar-se úteis. Contratar uma equipa de UX externa pode ser exactamente o que a empresa necessita para ser bem sucedida em todos os projectos.
-
Saúde e UX: quando o design tem potencial para salvar vidas
Uma boa experiência com serviços e tecnologia de saúde, que é tanto útil, como acessível e fiável, pode fazer uma grande diferença em melhorar o bem-estar das pessoas, bem como o trabalho dos profissionais de saúde.
-
Confiança - Quebrá-la ou Construí-la Através do Design
A confiança é mais valiosa agora do que nunca. 68% dizem que confiar numa marca que compram ou usam é mais importante hoje do que no passado (Edelman, 2019). Vivemos num mundo digital cada vez mais vasto, onde cada vez mais interagimos e transacionamos online. Ao mesmo tempo, ansiamos constantemente por interacções baseadas na confiança em ambientes digitais. Questões como “Serão os dados pessoais que forneço aqui usados de forma errada?”, “O meu email será usado para me enviarem spam incessantemente?” ou “Quero mesmo partilhar os meus dados bancários com um website do qual nunca ouvi falar?” terão certamente passado pela nossa cabeça mais do que uma vez.
-
Sprint de Inovação - Explorar e validar uma direcção de negócio em 2 a 4 semanas
Durante um Sprint de Inovação, um novo método criado pela Xperienz, a equipa do Sprint junta esforços com a equipa da organização e, em 2 semanas (mínimo), identificam três direcções estratégicas de negócio, tendo em conta o estado e estrutura actual da organização. Estas ideias inovadoras são prototipadas e testadas e, no final, a organização saberá qual o melhor caminho a seguir.
-
Criar experiências digitais acessíveis
A acessibilidade é de grande importância para as organizações que oferecem produtos e ferramentas web. Os problemas de acessibilidade podem afectar não só a usabilidade de um website para pessoas que tenham deficiências mas também para aquelas que não têm. Ao oferecer produtos acessíveis, as organizações mostram que são inclusivas, alcançam um mercado mais alargado, estão em conformidade com a legislação e oferecem uma melhor experiência. Para todos.
-
“Está sem áudio” - Lições aprendidas após um ano a realizar investigação remota com utilizadores
Depois de mais de um ano a interagir com os utilizadores remotamente, queremos reflectir sobre as dificuldades da investigação remota, partilhar algumas lições que aprendemos e reflectir sobre o que será o “novo normal” depois do impacto do Covid.
-
Investigação com Utilizadores Rápida e Simples
Prazos e orçamentos apertados não são desculpa para descartar a investigação com utilizadores, especialmente quando todos sabemos como é essential para garantir que apresentamos produtos fáceis de usar. A investigação rápida e simples é uma óptima forma de obter informações sobre os utilizadores rapidamente e dentro do orçamento.
-
Como as más métricas estão a prejudicar o seu negócio e a experiência dos seus utilizadores
As empresas estão a enganar-se a si próprias e a aborrecer os clientes como consequência. Fazem-no quando aplicam questionários tendenciosos apenas na esperança de confirmar o que querem ouvir.
-
UX Writing - Crie melhores experiências com melhor conteúdo
Imagine um website ou uma aplicação sem palavras. Se não fosse pelo logótipo, conseguiria dizer sobre o que é esta página? Saberia em que botão clicar? Onde a navegação o levaria? O que seria suposto escrever na barra de pesquisa? Não importa o quão bonita é uma interface, sem palavras os utilizadores simplesmente não serão capazes de completar qualquer tarefa nela.
-
10 Más Práticas na Investigação com Utilizadores que irá querer evitar
Alguns podem pensar que a investigação com utilizadores é tão simples como observar as pessoas a realizar algumas tarefas num website ou colocar-lhes algumas questões, mas a investigação com utilizadores não é definitivamente um passeio no parque. Vejamos alguns dos erros que podem surgir ao planear e conduzir investigação.
-
Ilustrações responsivas
Pode a mesma ilustração ser usada da mesma forma num ecrã desktop, num tablet ou num smartphone? Como é possível fazê-las parecer bem em todos os ecrãs sem perder qualidade ou a ideia que a marca pretende transmitir?
-
O Papel do Design na Transformação Digital
É tempo da equipa de design ocupar um lugar na mesa dos grandes, uma vez que pode providenciar know-how enriquecido sobre a experiência do utilizador que, em última análise, irá enriquecer a experiência completa.
-
Investigação UX Remota - a nossa selecção das melhores ferramentas online para conduzi-la
Como uma equipa que se foca em investigação UX e em design, reunimos algumas das melhores ferramentas para conduzir investigação remota e combinámo-las, com o nossos conhecimento pessoal, neste artigo.
-
Por que precisamos de ferramentas paramétricas de design de IU
Em Design, paramétrico refere-se a um processo baseado num pensamento algorítmico que utiliza parâmetros e as suas inter-relações para definir uma forma geométrica (que podem ser botões, secções, painéis, etc.). O design de um objecto é então substituído pelo design do processo que gera esse objecto.
-
Hábitos de Saúde no Confinamento
A Xperienz e outras 15 agências parceiras da rede internacional de investigação UX Fellows conduziram um estudo intercultural em 15 países diferentes sobre saúde e bem-estar durante o confinamento provocado pela situação de pandemia actual.